13/04/2023

EPI´s para Risco Biológicos

É ideal que os trabalhadores utilizem, sempre que preciso, os EPIs corretos para cada tarefa a ser realizada. Para o caso de risco biológico, por exemplo, será preciso suprir a todos com aventais, luvas descartáveis, respiradores, entre outros tipos de EPI.

Quais são esses EPIs?

Máscara com filtro químico: Esse EPI deve ser usado quando é preciso proteger contra substâncias químicas tóxicas. Alguns exemplos incluem germicidas muito fortes, ou qualquer outro produto que precise dessa proteção.

Respiradores PFF2/N95: Muito em alta por conta da pandemia do novo coronavírus, esses itens são usados para proteção de doenças transmitidas pelo ar. Além da própria Covid-19, eles protegem contra tuberculose, varicela, sarampo e a SARG.

Luva de borracha: Esses EPIs são essenciais para proteger a pele dos trabalhadores da exposição de materiais químicos ou agentes biológicos. Alguns modelos possuem cano longo, caso seja preciso garantir proteção até o antebraço.

Óculos de proteção: Os óculos de proteção devem ser feitos de acrílico, não devem afetar a visão do usuário e precisam ser cômodos. Assim, podem proteger a visão do trabalhador, inclusive lateral, enquanto ele realiza seu trabalho.

Protetor facial: Para proteger o rosto de quem os utiliza, esses EPIs precisam ser de acrílico e, de novo, não interferir na visão durante o trabalho. Em geral, é utilizado na hora de limpar os materiais do local de trabalho, ou ainda em laboratórios e necrotérios.

Aventais impermeáveis ou capote com manga longa: Esse tipo de EPI é o ideal para garantir a proteção da pele do trabalhador. Além disso, ele também garante a integridade das roupas de cada usuário.

Botas ou sapatos fechados: Por fim, as botas ou sapatos fechados auxiliam na proteção da pele do trabalhador. Em geral, são utilizados em ambientes com muita umidade ou com grandes montes de materiais que podem infectar alguém.